RECÉM DESCOBERTOS, DOIS ASTEROIDES DO TAMANHO DE UM ÔNIBUS PASSARAM RASPANDO POR NÓS!

Os asteroides 2022 NE passou por nós no dia 06/07/2022 a uma distância aproximada de 0,4 da distância entre a Terra e a Lua, algo em torno dos 154 mil km de nós, mas o asteroide 2022 NF, possou por nós na data dessa publicação, no dia 07/07/2022, a uma distância aproximada de 0,2 da distância entre a Terra e a Lua, algo em torno dos 77 mil km de nós.

Ambos são NEOs (Near Earth Objects), que são objetos próximas a Terra e asteroides classificassão APOLO

Os asteroides de classificação APOLLO, são um grupo de asteroides cujas órbitas estão localizadas próximas à da Terra. São asteroides que têm uma órbita cujo semieixo maior é mais comprido que o da Terra. Em alguns casos eles podem orbitar muito próximo à Terra, tornando-os candidatos potenciais a uma colisão com nosso planeta.

Ambos passarem entre a órbita da Terra e da Lua, ou seja, um verdadeiro raspão.

Ambos os asteroides possuem um tamanho aproximado de 7 m de diâmetro e ambos foram observados pela primeira vez no dia 04/07/2022 e somente no dia 05/07/2022 que foram traçados a sua órbita aproximada e com isso, descartado um perigo de uma potencial colisão.

Mas por que foram descobertos tão próximos a data da passagem?

Os principais motivos são:

Os asteroides são muito pequenos e observar corpos tão pequenos no espaço é muito difícil, asteroides não emitem luz, então a forma de se observar, não é apenas apontando um telescópio e vendo uma rocha espacial.

Estas asteroides poderiam ser problemas para nós?

Sim e não!

Em termos de humanidade, vida na Terra e algo apocalíptico nenhuma chance, mas uma rocha dessas viajando a aproximadamente a 41 mil km/h, se caísse em uma área densamente povoada, poderia sim levar perigo, pois a intensidade da colisão de um asteroide depende principalmente da massa, densidade, velocidade no momento do impacto e ângulo de impacto.

Mas, apesar de passar raspando, não foi dessa vez!

Referências: